Massimo Cavalli

Jazz Double-Bass Player | Official Web Site

Biografia EN - IT - PT

Nasceu em Trivero (Itália) em 1969. Estudou baixo eléctrico com Flavio Piantoni e Enzo Lo Greco. Posteriormente contrabaixo jazz com Paolino Dalla Porta.

Em Setembro 2006 licenciou-se em Contrabaixo Jazz na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Em 2011 acabou o Mestrado em Interpretação Artística Jazz, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Doutorou-se em Música e Musicologia, especialidade Interpretação, na Università de Évora em Julho de 2016. Iniciou a sua actividade profissional em 1990, tocando em vários clubes no Norte da Itália. Em 1995 actuou em Dubai com o Quarteto “Four Winds” e a cantora Trisha Smith.
Participou no festival para jovens músicos de jazz de Cracóvia. Mudou-se para Portugal em Junho 1996. Participou em várias Masterclass e Workshops orientados por Phil Markowitz, Ed Neumeister, Arnie Lawrence, Wiliam Parker, Peter Erskine, Maria Schneider entre outros. Participou no Nino Rota Project, homenagem a Nino Rota no grande auditório da Culturgest e em Évora, no Festival 2001 Noites (Porto 2001) “Homenagem a Louis Armstrong”, no Auditório do Museu da Fundação Oriente em Lisboa e no ciclo Lux Jazz Sessions com Laurent Filipe. Actuou no Tramplin Jazz Festival de Avignon (onde foram distinguidos com o premio do público) e nos Festivais de Jazz de Oeiras e Coimbra com o Quinteto de Ruben Alves. Participou no ciclo: As Grandes Damas do Jazz e no Festival Música Aveiro 2003 com a cantora Jacinta, no 6º Festival de Jazz de Matosinhos, 2º Festival de Jazz de Curitiba, Brasil, 11º Festival 7 é 7 luas, No 4º Portalegre Jazz Fest 2006 e CompoJazz 2007 com o grupo Ficções, Festival Lagoa Jazz 2003 com a cantora Melissa Walker, Festival “Il Portogallo” em Catania (Italia), Cité de la Musique em Paris e no Festival de Música Ibérica em Toulouse (França) com a cantora Amélia Muge. Tocou no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém e no Festival Blues de Gaia  “Homenagem a Bessie Smith” com Laurent Filipe e Jacinta. Actuou no 9º Festival Jazz aux Oudayas (Maroccos) com o guitarrista Joel Xavier e no Verão Cultural 2004 em Mafra com Joel Xavier e Didier Lockwood. Acompanhou Fernando Tordo em Timor Leste, nas Universidades Autónoma do México e na de Granada e ainda na Casa da América em Madrid. Tocou no 17º Festival das Artes de Macau com Ala dos Namorados e Orquestra Chinesa de Macau, no Instituto Franco-Português e Ondajazz Club com Jean Pierre Como Trio e Quarteto. Colaborou entre 2003 e 2009 com o grupo Ala dos Namorados, gravou com Mafalda Veiga e João Pedro Pais o CD ao Vivo Lado a Lado, actuando na respectiva Tour Nacional. Colaborou com Susana Félix e com o Projecto Rua da Saudade – Canções de Ary dos Santos, com o Quarteto de Alexandre Diniz, com o trompetista Laurent Filipe, Francesco Bearzatti, Eric Sevá, Jean Pierre Como.

É o coordenador do Curso de Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa onde ensina também baixo eléctrico, contrabaixo jazz, classe de conjunto, técnicas de improvisação e introdução ao estudo de música popular. Em 2012 saiu o seu primeiro CD como leader “Varandas do Chiado” pela editora italiana Note Sonanti.

Lidera com o guitarrista Ricardo Pinheiro e o baterista Jorge Moniz o projeto “Cinema&Dintorni” editado pela etiqueta Catalã Fresh Sound. Faz parte do grupo de world music Latitude Quatro com o qual apresentou recentemente o Cd “Latitude Quatro – Músicas Portuárias”. Em Maio saiu pela editora Holandesa Daybreak Records o Cd do projeto Liebman/Laginha/Ineke/Cavalli/Pinheiro. Saiu em Abril 2018 o Cd “European New Quartet” em colaboração com o pianista Francês Benoît Sourisse, o baterista Belga André Charlier e o saxofonista Espanhol Perico Sambeat que nos concertos ao vivo conta ainda com a presença do guitarrista Português Ricardo Pinheiro. Em Outubro 2018 sairá o CD “Triplicity” em trio editado pela Holandesa Daybreak Records, com o baterista Holandês Eric Ineke e com o guitarrista Português Ricardo Pinheiro com o qual Massimo Cavalli colabora frequentemente.

-->